quinta-feira, 13 de outubro de 2011

1o Workshop para definição das Sondas culturais




No dia 5/10/2011 o Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR realizou o primeiro Workshop interno do Projeto E-Wise. A proposta deste Workshop foi de definir propostas para as ferramentas que deverão ser utilizadas nas Sondas Culturais.
O Workshop contou com a participação de 3 representantes da Prefeitura Municipal de Balsa Nova e de um representante da Companhia de Habitação do Paraná.


Na fase de preliminar da dinâmica de idéias, foram apresentados os objetivos do projeto e do Workshop, assim como algumas experiências realizadas por grupos de pesquisa de diversas universidades. Durante a apresentação, contamos com a apresentação de propostas de Sophie Zaubitzer da International School of Design de Colonia (Alemanha). 


As apresentações utilizadas no Workshop estão disponíveis nos seguintes endereços:
Após a geração de alternativas, o grupo foi instruido a apresentar e discutir as propostas para uma futura seleção das idéias por especialistas.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reunião entre membros da rede


Reunião virtual via Skype
No dia 14/9/2011 às 14h foi realizado mais uma reunião virtual via Skype entre membros da Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Bahia.
Nesta reunião foram tratados assuntos como:

  • Progressos realizados na aplicação da survey na comunidade de Balsa Nova
  • Treinamentos realizados para a aplicação da survey
  • Material disponível para que outros membros da rede possam aplicar a survey nas comunidades de sua responsabilidade
  • Situação atual dos demais membros para aplicação da survey no Mato Grosso e Bahia
  • Atividades futuras planejadas para os próximos meses (conforme consta na apresentação)
Segundo comentários dos próprios membros, os grupo da Bahia e do Mato Grosso do Sul estão  aguardando retorno de informações das respectivas Companha de Desenvolvimento ou Habitação locais para iniciar os contatos com as comunidades.

As atividades futuras que antecipam a reunião dos membros da rede são:

  • Montagem do perfil dos entrevistados
  • Montagem e aplicação das sondas culturais
  • Aplicação da Survey nos outros participantes da rede
Estiveram presentes nesta reunião:
  • Letícia Gonçalves  (UFPR)
  • Dioclécio Camelo ( UFPR)
  • Márcia Paulo (UFMS)
  • Adriane Queiroz (UFMS)
  • Luciene Yukari Yasunaka (UFMS)
  • Kelly Fontoura ( UFBA)
O roteiro da reunião está disponível para download através do link.

Aplicação do questionário em Balsa Nova - Parte II

No sábado 03/09, pesquisadores do Núcleo de Design e Sustentabilidade (UFPR) voltaram ao Conjunto Habitacional Mirante do Iguaçu em Balsa Nova para finalizar a aplicação dos questionários. 


Nesta visita, foram entrevistadas mais 4 casas totalizando 37 entrevistas das 87 moradias com possibilidade de aplicação. Alguns motivos levaram à dificuldade de aplicação dos questionários nas casas restantes, tais como: ausência dos moradores ou responsáveis, desinteresse dos moradores ou por famílias que não atendiam aos requisitos mínimos solicitados pelo projeto.


Após a aplicação dos questionários, os dados estão sendo tabulados para análise e definição dos perfís de consumo dos habitantes da Comunidade em Balsa Nova.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aplicação do questionário em Balsa Nova

No dia 29/8 um grupo de pesquisadores do Núcleo de Design e Sustentabilidade (NDS) da Universidade Federal do Paraná foi ao município de Balsa Nova aplicar o questionário sobre hábitos de consumo de água e energia.


Durante o dia, foram aplicados questionários em 33  casas da comunidade de Mirante do Iguaçu.



Esta pesquisa contou com a participação de 12 pessoas, sendo 2 intercâmbistas da Alemanha. Antes de aplicar, todos se reuniram para ler o manual de intruções do questionário e fazer o planejamento de como seriam feitas as entrevistas nas casas. Decidiu-se que a entrevista seria feita em duplas. 
Na foto acima, o prof. Aguinaldo 
(coordenador do projeto) e o prof. 
Naotake Fucushima entrevistando 
uma das moradoras. 

Durante a entrevista, foi possível inicialmente perceber algumas peculiaridades, dúvidas e problemas dos moradores com relação ao seu consumo de água e energia. Como por exemplo:
- A maioria dos intrevistados tinha na memória o valor da sua conta de água e de energia;
- Alguns moradores tinham dúvidas com relação aos valores apresentado na conta de energia e/ou água;
- Muitos não possuíam tarifa social (de energia e/ou água) e os principais motivos seriam: a falta de informação ou a falta de acesso à informação (por não saberem sobre a existência da tarifa ou por não saberem que poderiam e como poderiam utilizar esta tarifa) ou porque ultrapassaram o valor máximo de consumo permitido devido à dificuldade em controlar os gastos, deste modo, estariam excluídos do programa pelos próximos seis meses.
Alguns fatos curiosos também intrigaram os pesquisadores, como por exemplo, uma das residências não possuír geladeira e, no entanto, ser uma das poucas que teria um computador.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Visita à comunidade

Comunidade estabelecida no local a menos
de cinco anos.

A equipe da UFPR visitou na terça-feira (16/08) a cidade de Balsa Nova com o intuito de selecionar a comunidade em que irá ser realizada a Survey. Participaram da visita o professor Aguinaldo, Dino, Carolina e Letícia.

Foram visitadas duas comunidades, uma com famílias estabelecidas já a mais de dez anos e outra estabelecida a menos de cinco anos, sendo que nesta algumas das casas teriam famílias morando a pouco mais de um ano no local. Na comunidade com mais de dez anos é perceptível a melhora da qualidade de vida, conseqüência do provável aumento da renda das famílias. Estas famílias já estabelecidas a mais de dez anos estariam agora com renda mensal acima de três salários mínimos, não condizendo com os requisitos da Survey. Desta maneira, a Survey será aplicada na comunidade com famílias a menos de cinco anos no local.
Conversa com líder da comunidade em que
 será aplicada  a Survey.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Reunião de treinamento


Vídeo sobre a reunião de treinamento para aplicação da Survey na comunidade de Balsa Nova (PR). Treinamento ministrado pelo prof. Aguinaldo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como economizar Energia?

Abaixo algumas sugestões de como economizar energia elétrica:


1) Ar condicionado e Ventiladores - Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente. Feche portas e janelas ao ligar o aparelho para  evitar troca de calor, cortinas e persianas também devem ser fechadas, para evitar o calor do sol. Limpe os filtros periodicamente, pois a sujeira dificulta a passagem do ar e força o aparelho. Quando instalar o aparelho exposto aos raios solares instale uma proteção.  Desligue o aparelho sempre que ficar muito tempo fora do ambiente refrigerado. Só ligue o ventilador quando estiver no ambiente.   Regule o termostato para evitar o frio excessivo.
 
2) Geladeira e Freezer - Sempre que possível retire de uma vez só todos os alimentos que vai usar. Assim não é preciso ficar abrindo e fechando a porta, nem deixa-la aberta por  muito tempo. Mantenha a borracha de vedação em bom estado, para não escapar o ar frio. Para verificar se a borracha está em boas condições faça o seguinte teste: ponha uma folha de papel encostada no batente do aparelho e feche a porta; puxe a folha; se ela deslizar facilmente é indício de que a borracha não está garantindo a vedação. Faça o teste por toda a volta da porta. Não coloque em seu interior alimentos ainda quentes, nem líquidos em recipientes sem tampas. Não use a parte traseira dos aparelhos para secar roupas, panos, tênis, etc. Mantenha limpas as serpentinas. Instale sua geladeira em local ventilado, fora do alcance dos raios solares, fogão e distante de fontes de calor, deixando um espaço mínimo de 15 centímetros dos lados, acima e no fundo da geladeira ou freezer, no caso de instalação entre armários e paredes.
Não forre as prateleiras com vidros ou plásticos, pois isso dificulta a circulação do ar. Não desligue sua geladeira e/ou freezer a noite para liga-los na manhã seguinte. Faça o degelo quando a camada de gelo atingir a espessura  de aproximadamente, 1cm. No inverno, regule o termostato para uma posição de frio não muito intenso. Durante ausências prolongadas, esvazie a geladeira ou freezer e desligue o aparelho da tomada. 
 
3) Televisão - Não deixe a tv ligada quando você não estiver assistindo. Evite dormir com a tv ligada. Os aparelhos mais modernos consomem menos energia. Dê preferência a aparelhos que possuam timer (função para desligamento automático).
 
4) Chuveiro Elétrico -  Evite banhos demorados. Desligue o chuveiro quando se ensaboar. Procure sempre manter a chave na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior. Conserve limpos os orifício de passagem da água. O ideal é evitar o seu uso nos horários de maior consumo de energia. (das 17 ás 22 horas ). Não reaproveite uma resistência queimada, isso aumenta o consumo e é perigoso.
 
5) Ferro Elétrico - Evite ligar o ferro nos horários em que muitos aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
Espere acumular uma razoável quantidade de roupa e passe de uma vez só. Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade. Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido. Regule a temperatura no caso de ferros automáticos. Passe primeiro as roupas que necessitem de temperaturas mais baixas. 
 
6) Máquina de lavar roupas, louças e secadoras -  Use a maquina só depois de ter juntado a quantidade de roupa da capacidade máxima da máquina indicada pelo fabricante. Limpe com freqüência o filtro das lavadoras de roupas e louças. Utilize a quantidade correta de sabão ou detergente para não ter que enxaguar novamente.
 
7) Iluminação -  Use lâmpadas adequadas a cada tipo de ambiente. Excesso ou falta de luminosidade prejudica a visão. Prefira não acender lâmpadas durante o dia e prefira a iluminação natural.
Abra bem as janelas, persianas, e cortinas e deixe a  luz do dia iluminar sua casa. Pinte de cores claras as paredes internas e o teto, que refletem melhor a luz diminuindo a iluminação artificial.  Dê preferência nas lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha, área de serviço, garagem ou qualquer outro local que fique com elas duram até 10 vezes mais. Use iluminação direta para leitura, trabalhos manuais etc. 
 
8) Outros  cuidados  - Não deixe que existam em sua casa fios mal emendados, desencapados ou mal  isolados. Use fios de diâmetro correto para cada finalidade e não emende fios de espessuras diferentes. Sempre que puder evite usar aparelhos eletrônicos no horário de ponta do setor elétrico, das 17 ás 22 horas. Quando sair em viagem longa desligue a chave geral da casa. O consumo de alguns eletrodomésticos, como freezer, geladeira e aparelhos de ar condicionado são medidos todos anos por um centro de pesquisas do governo. Os campeões de economia nas suas respectivas categorias ganham o selo do Procel de Economia de Energia. Na hora da compra, de preferência a esses modelos.
  

Dez dicas para economizar água.


1. Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia. 

2. Escovando os dentes
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

3. Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

5. Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez. 

6. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

7. Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água). 

8. Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia. 

9. Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

10. Pressão política
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

A economia de água faz bem pra você, para seu bolso e para o planeta.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sobre o Projeto E-wise












Projeto e-wise

O projeto e-wise, desenvolvido pelo Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (NDS/UFPR), tem como principais objetivos:
1. Caracterizar hábitos de consumo de água e energia em HIS;
2. Caracterizar a percepção de uso de fontes alternativas em HlS;
3. Indicar oportunidades de inovação em produtos e processos em HIS.
Neste projeto, o NDS/UFPR atuará em parceria direta com outras cinco instituições: UFSC, UFBA, UFMS, UFES e UNISINOS.


Justificativa

O consumo residencial de água e energia tem aumentando expressivamente no Brasil. Isto se explica, em parte, pela ampliação da abrangência de serviços de saneamento básico e iluminação junto à população de baixa renda, impulsionada, por exemplo, por programas governamentais de incentivo à construção de HIS, como o Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). 
Em tal contexto, tornam-se necessárias ações para a promoção do consumo racional de água e energia, buscando conciliar as necessidades e os modos de vida dos moradores das HIS com as questões relativas à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. Para tanto, é fundamental que se tenha inicialmente uma compreensão mais ampla acerca dos hábitos de consumo destes recursos por parte dessa população. De posse dessas informações, torna-se possível o delineamento de políticas públicas, de educação ambiental e desenvolvimento tecnológico, que sejam mais adequadas a esta população e mais eficientes do ponto de vista ambiental.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | fantastic sams coupons