sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Workshop com especialistas

O projeto E-wise realizou nos dias 12 e 13 de novembro um workshop com especialistas para criar cenários futuros e identificar oportunidades de inovação na habitação de interesse social. Neste workshop participaram especialistas de diversas áreas, abrangendo o setor público, setor privado e academia. Eles foram convidados de acordo com o perfil necessário para atender as necessidades do projeto E-wise.

 A programação contou com duas grandes etapas, divididas em duas partes. A primeira parte iniciou-se com a apresentação dos resultados preliminares da survey e das sondas culturais para que todos os participantes estivessem munidos das informações básicas da comunidade. Após esta etapa, apresentamos três cenários futuros sobre água e energia, coletados de fontes confiáveis para dar suporte às etapas seguintes do workshop. Diante das duas apresentações, os especialistas tiveram um espaço de discussão na programação, para alinhar conceitos e pareceres.

A segunda etapa, ainda no primeiro dia, contou com a definição de diretrizes e indicadores relacionados à habitação de interesse social em cada um dos cenários futuros. Desta forma, os especialistas criaram uma base de informações para que pudessem identificar oportunidades de inovação no dia seguinte. A segunda parte do workshop, que ocorreu no segundo dia do workshop, contou com a participação dos especialistas para o desenvolvimento de inovações com base nas informações identificadas e sintetizadas no dia anterior. Esta parte foi dividida em 4 partes, sendo a primeira sobre inovações relacionadas à habitação em geral, a segunda com relação à atividade de lavar roupa, a terceira sobre a atividade de passar roupa e a quarta, e última, sobre a atividade de higiene.

 Os resultados deste workshop serão 3 cenários futuros sobre a habitação de interesse social, sendo que cada cenário terá oportunidades de inovação e indicadores para que novas inovações sejam criadas direcionadas para cada cenário.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Análise dos dados coletados em Balsa Nova - PR


A análise das sondas culturais iniciou-se logo após a coleta dos kits, onde as agendas de tarefas e os cartões foram tabuladas, as fotografias reveladas e digitalizadas. A análise deste material foi realizado através de workshops, onde buscou-se analisar as rotinas de cada família, a frequência das atividades e quem é o integrante responsável pela atividade para que, posteriormente, a entrevista seja direcionada a esta pessoa. 

Nas fotografias buscou-se identificar os equipamentos utilizados por cada família em cada atividade, como são os ambientes na HIS, os produtos de higiene e limpeza comumente utilizados, formas de fazer as atividades, como por exemplo lavar as louças, o uso de bacia / cuba, quantidade de louça, como a louça está organizada, como ensaboa e enxagua a louça, torneira aberta ou fechada, entre outros.
Figura 1 - Exemplo de fotografia resultante da aplicação das sondas culturais.
Além disso, as imagens permitiram algumas observações que resultaram em questionamentos, de modo que lembretes com as perguntas foram fixados nas fotos para que as dúvidas fossem sanadas em entrevista. Por sua vez, o video-tour tornou-se inviável pois algumas famílias se sentiam desconfortáveis e desconfiadas, possivelmente em decorrência da pouca convivência entre pesquisadores e pesquisados.

As entrevistas foram analisadas individualmente, ou seja, por família, conforme as seções descritas no protocolo de coleta de dados. Em seguida, foi realizado o agrupamento das respostas buscando regularidades e diferenças nos dados emitidos pelos entrevistados. Posteriormente, os dados semelhantes e divergentes serão comparados e agrupados para definição de perfils e tendências.
Figura 2 - Anotações realizadas pelos pesquisadores sobre os hábitos identificados durante a análise das entrevistas, fotografias e registros das famílias.
Como observado em outros momentos da pesquisa houve dificuldade de adesão das famílias em relação projeto, como por exemplo na exposição dos resultados da survey, onde poucas pessoas foram à reunião. Outro exemplo, foi que algumas famílias mostraram-se interessadas a participar da segunda etapa de pesquisa, quando questionadas durante a aplicação da survey, mas quando foram contactadas novamente, desistiram. Isso pode ter ocorrido pela distância física da comunidade em relação grupo de pesquisa, uma vez que os pesquisadores estiveram na comunidade apenas em momentos de aplicação das etapas da pesquisa. A análise do material coletado e da entrevista continuam sendo realizadas pelos pesquisadores do NDS que  encontram-se diariamente a realizar sessões de análise em conjunto com pesquisadores convidados, buscando identificar características e definir, ao final, perfis de consumo das famílias.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aplicação das Sondas Culturais em Balsa Nova - PR


A aplicação das sondas culturais na comunidade de Mirante do Iguaçu, em Balsa Nova (PR), ocorreu entre os dias 19 de maio e 24 de junho de 2012. A primeira etapa da entrega dos kits foi nos dias 19, 20 e 27 de maio, através do pré-agendamento junto as famílias. No entanto, não foi possível entregar todos os kits em apenas um dia, pois algumas famílias estavam indisponíveis para as datas estipuladas pelo projeto. Para a participação desta etapa da pesquisa (sondas culturais) foram selecionadas 10 famílias, porém somente 9 confirmaram a participacão diante do contato prévio. Houve a intenção de organizar um encontro com as famílias para que o projeto fosse explicado e a entrega dos kits fosse realizada em conjunto, porém não houve a adesão das famílias. A solução para esta situação foi a entrega individual a cada participante em sua respectiva residência.

Após a entrega dos kits (figura 1), as famílias foram acompanhadas por meio de ligações telefôncias e mensagens via celular com o objetivo de lembrá-los de colar os adesivos das atividades realizadas na agenda de tarefas, registrarem as imagens das atividades domésticas, entre outros. Para o recolhimento dos kits também foi realizado o agendamento prévio com cada família, porém uma das participantes não realizou as atividades propostas e se recusou a entregar o kit incompleto. Do mesmo modo que na etapa piloto, os procedimentos de análise dos dados coletados foram iniciados. 
sondas culturais
Figura 01 - Ferramentas das sondas culturais
Figura 02 - Visualização da agenda das sondas culturais.

As fotografias foram reveladas, as informações das agendas de tarefas e os cartões de avaliação das atividades foram tabuladas em uma planilha eletrônica e gráficos foram gerados. O objetivo desta pré-análise é compreender a rotina de cada família e a frequência das atividades desenvolvidas. Observou-se que algumas famílias não preencheram corretamente a agenda de tarefas, ou ainda, algumas agendas estavam incompletas, com páginas em branco. 

Também houve problemas com o preenchimento dos cartões de avaliação das atividades, em decorrência de que os adesivos das atividades tinham as mesmas cores que os cartões de avaliação, portanto as pessoas interpretaram que o cartão de determinada atividade deveria ser preenchido pela pessoa correspondente a mesma cor do adesivo. Muitos cartões não foram respondidos e constatou-se que a maioria dos pesquisados não havia entendido a ferramenta. A solução proposta pelo grupo de pesquisa foi reformular o cartão e reaplicá-lo no momento da entrevista. Para tanto, foi modificada a cor do cartão e as palavras foram novamente revistas e alteradas, mas obedecendo aos princípios da ferramenta AttrakDiff.

Com base neste nos gráficos de frequência das atividades e nas fotografias foram levantadas mais algumas questões e elaboradas perguntas para a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram agendadas previamente com cada família, neste momento houve a desistência de mais uma família na participação do projeto. Portanto, foram realizada sete entrevistas, nos dias 23, 24 de junho e 1 de julho de acordo com a disponibilidade de cada família, tendo duração de 50 minutos a 2 horas e 15 minutos.

A etapa das sondas culturais, considerando desde a entrega do kit até a entrevista, consistiu em aproximadamente seis semanas. Este processo foi acompanhado por seis pesquisadores, sendo 2 por família, de modo a aproximá-los dos pesquisados, no sentido de transmitir confiança sobre o projeto e maior familiaridade entre os envolvidos, além de permitir maior acesso as informações por parte dos pesquisadores.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Análise da aplicação piloto das Sondas Culturais

Após a realização das entrevistas, estruturou-se um workshop de análise dos dados coletados. Este encontro aconteceu no dia 09/04/2012 e contou com a participação dos pesquisadores e parceiros deste projeto e o seu resultado foi disponibilizado para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  e Universidade Federal da Bahia. Durante a estruturação do workshop, foi identificado que o tempo de análise seria otimizado se os dados fossem categorizados por atividades, e não por famílias. O workshop foi estruturado da seguinte forma:
  • 1a etapa: demonstração dados da atividade (áudio, vídeo, fotos e gráficos);
  • 2a etapa: análise individual dos dados (anotações);
    • Quais são as características da atividade? (ex: frequência, duração, participação familiar,  passos realizados)
    • Qual é a percepção dos pesquisados com relação à atividade?
    • Quais são os problemas identificados?
    • Quais são os conflitos entre os pesquisados com relação à atividade?
    • Quais são as soluções propostas pelos pesquisados?
  • 3a etapa: análise em grupo dos dados;
    • Quais características encontradas são mais relevantes?
    • Quais problemas encontrados são mais relevantes?
    • Quais divergências foram encontradas no grupo?
    • Quais convergências foram encontradas no grupo?
    • Quais soluções propostas pela família são relevantes?
    • Quais são as oportunidades de inovação?
  • 4a etapa: caracterização dos hábitos de consumo;
Para a realização do workshop, os dados foram pré-analisados e sintetizados. No caso do áudio, a entrevista foi analisada e categorizada de acordo com os tópicos da entrevista. Cada tópico correspondia à uma tag que identificavam o assunto dentro de cada tópico, facilitando a consulta aos dados brutos da entrevista. Os dados da agenda de atividades foram tabulados e cruzados dentro do Excel, gerando gráficos que facilitaram a análise das atividades: Atividades por pessoa, atividades por dia, atividades por período, pessoas por dia e pessoas por período. Já as fotografias retiradas pelas famílias foram segmentadas por atividades e o vídeo foi analisado na íntegra por ser de curta duração. A análise individual e em grupo foi segmentada de acordo com as principais atividades: lavar louça, passar roupa, tomar banho e limpar a casa/lavar a louça. 

Entrevista semi-estruturada com a família piloto

Após a coleta dos kits, estruturamos as questões da entrevista diante da agenda preenchida, das fotografias feitas e do objetivo desta etapa, que seria identificar e caracterizar os hábitos de consumo de forma qualitativa, complementando os dados coletados através das ferramentas das sondas culturais.
A entrevista foi dividida em blocos:consumo e redução de consumo de água e energia; percepção lumínica; percepção térmica; atividades; e percepção ambiental, de acordo com os temas e as atividades relevantes identificadas na survey. 
Os resultados das ferramentas das sondas culturais formaram uma base para a realização da entrevista semi-estruturada. Durante a realização da entrevista, as fotografias retiradas pela família foram utilizadas como forma de abordagem para conduzir a entrevista para os assuntos pertinentes. A agenda de atividades trouxe informações sobre as atividades realizadas no dia-a-dia da família, bem como a quantidade e a freqüência. Estas informações foram confrontadas durante a realização da entrevista, validando a aplicação da agenda dentro das sondas culturais.
A entrevista realizada com a família piloto ocorreu no dia 03/04/2012, terça-feira, às 19h30, com aproximadamente 1 hora de duração. No início da entrevista, contamos com a presença da mãe, da filha mais nova e do filho do meio, com necessidades especiais, após o início, o pai chegou e se integrou à entrevista.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Aplicação piloto pelas familias selecionadas em Piraquara (PR)

Trecho do video tour realizado em uma das famílias visitadas
No dia 10/3/2012 membros do Núcleo de Design e Sustabilidade visitaram e aplicaram as ferramentas de sondas culturais pilotos em duas famílias do Bairro Santa Helena em Piraquara (PR). Cada família recebeu um kit contendo câmeras descartáveis, agenda/diário e outras ferramentas para registro. Através destes kits, as famílias puderam fazer um registro de suas atividades diárias sobre o consumo de água e energia em casa.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Workshop de treinamento sobre resultados da survey e ferramentas das sondas culturais

No dia 08 de fevereiro, membros do Núcleo de Design & Sustentabilidade (NDS) da UFPR promoveram um treinamento sobre a aplicação das sondas culturais e suas ferramentas para os demais membros participandes da rede de pesquisa. Este treinamento contou com a participação de pesquisadores da UFPR, UFBA e UFSM. Além do treinamento, houve também a apresentação dos resultados encontrados na survey realizada pelo NDS, estes que foram usados como base para a seleção das famílias para a posterior aplicação das sondas culturais.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

3o Workshop de encontro de coordenadores da Rede 22: apresentação de resultados


O 3º Encontro da Rede de Pesquisa ocorreu nos dias 9 e 10 de fevereiro, na Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) em Curitiba. Este encontro contou com a participação de membros de 8 instituições que compõem a rede do projeto (UFBA, UNISINOS, UFSC, UFMS, UFS, UFPel, UFES, e UFPR), além destes membros, o encontro contou com a presença de consultores da FINEP e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Encontro da Rede de Uso Racional da Água e Eficiência Energética na Habitação de Interesse Social

Logo do workshop - Encontro de coordenadores da Rede de Pesquisa
Sob a coordenação local do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR, acontecerá nos dias 9 e 10 de fevereiro um encontro da “Rede de Pesquisa sobre o Uso Racional da Água e Eficiência Energética da Habitação de Interesse Social”, um projeto financiado pela FINEP – Agência de Inovação do Governo Federal. Durante o encontro, professores e pesquisadores das nove instituições de todo o país que integram a referida rede, estarão compartilhando os avanços de suas respectivas pesquisas: UFBA (Bahia), UNISINOS, (Rio Grande do Sul), UFSC (Santa Catarina), UFMS (Mato Grosso do Sul), UFS (Sergipe), UFPel (Pelotas - RS), UFES (Espírito Santo), IPT (São Paulo) e a UFPR (Paraná).

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | fantastic sams coupons