terça-feira, 29 de maio de 2012

Análise da aplicação piloto das Sondas Culturais

Após a realização das entrevistas, estruturou-se um workshop de análise dos dados coletados. Este encontro aconteceu no dia 09/04/2012 e contou com a participação dos pesquisadores e parceiros deste projeto e o seu resultado foi disponibilizado para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  e Universidade Federal da Bahia. Durante a estruturação do workshop, foi identificado que o tempo de análise seria otimizado se os dados fossem categorizados por atividades, e não por famílias. O workshop foi estruturado da seguinte forma:

  • 1a etapa: demonstração dados da atividade (áudio, vídeo, fotos e gráficos);
  • 2a etapa: análise individual dos dados (anotações);
    • Quais são as características da atividade? (ex: frequência, duração, participação familiar,  passos realizados)
    • Qual é a percepção dos pesquisados com relação à atividade?
    • Quais são os problemas identificados?
    • Quais são os conflitos entre os pesquisados com relação à atividade?
    • Quais são as soluções propostas pelos pesquisados?
  • 3a etapa: análise em grupo dos dados;
    • Quais características encontradas são mais relevantes?
    • Quais problemas encontrados são mais relevantes?
    • Quais divergências foram encontradas no grupo?
    • Quais convergências foram encontradas no grupo?
    • Quais soluções propostas pela família são relevantes?
    • Quais são as oportunidades de inovação?
  • 4a etapa: caracterização dos hábitos de consumo;
Para a realização do workshop, os dados foram pré-analisados e sintetizados. No caso do áudio, a entrevista foi analisada e categorizada de acordo com os tópicos da entrevista. Cada tópico correspondia à uma tag que identificavam o assunto dentro de cada tópico, facilitando a consulta aos dados brutos da entrevista. Os dados da agenda de atividades foram tabulados e cruzados dentro do Excel, gerando gráficos que facilitaram a análise das atividades: Atividades por pessoa, atividades por dia, atividades por período, pessoas por dia e pessoas por período. Já as fotografias retiradas pelas famílias foram segmentadas por atividades e o vídeo foi analisado na íntegra por ser de curta duração. A análise individual e em grupo foi segmentada de acordo com as principais atividades: lavar louça, passar roupa, tomar banho e limpar a casa/lavar a louça. 

0 comments:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | fantastic sams coupons