A análise das sondas culturais iniciou-se logo após a coleta dos kits, onde as agendas de tarefas e os cartões foram tabuladas, as fotografias reveladas e digitalizadas. A análise deste material foi realizado através de workshops, onde buscou-se analisar as rotinas de cada família, a frequência das atividades e quem é o integrante responsável pela atividade para que, posteriormente, a entrevista seja direcionada a esta pessoa.
Nas fotografias buscou-se identificar os equipamentos utilizados por cada família em cada atividade, como são os ambientes na HIS, os produtos de higiene e limpeza comumente utilizados, formas de fazer as atividades, como por exemplo lavar as louças, o uso de bacia / cuba, quantidade de louça, como a louça está organizada, como ensaboa e enxagua a louça, torneira aberta ou fechada, entre outros.
Figura 1 - Exemplo de fotografia resultante da aplicação das sondas culturais. |
As entrevistas foram analisadas individualmente, ou seja, por família, conforme as seções descritas no protocolo de coleta de dados. Em seguida, foi realizado o agrupamento das respostas buscando regularidades e diferenças nos dados emitidos pelos entrevistados. Posteriormente, os dados semelhantes e divergentes serão comparados e agrupados para definição de perfils e tendências.
Figura 2 - Anotações realizadas pelos pesquisadores sobre os hábitos identificados durante a análise das entrevistas, fotografias e registros das famílias. |